Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Observatório Social de Lages participa de sessão especial da Câmara de Vereadores

Projeto de Educação Fiscal, assim como o Observatório, nasceu das atividades do Grupo Gestor de Educação Fiscal, Cidadania e Controle Social de Lages 
O Plenário da Câmara de Vereadores de Lages esteve lotado durante a Sessão especial realizada na noite desta terça-feira para devolutiva das atividades do ano de 2014 do Projeto de Educação Fiscal para Cidadania na cidade de Lages.
O projeto tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão. Desenvolvido nas escolas municipais e estaduais de Lages o projeto é interdisciplinar, ou seja, envolve todas as disciplinas com trabalhos pedagógicos voltados para o tema.
O projeto é uma ação do Grupo Gestor de Educação Fiscal, Cidadania e Controle Social de Lages, originado da parceria entre a Receita Federal, Prefeitura Municipal, juntamente com outras instituições lageanas como Acil, CDL, Uniplac e Rotary.
Um dos grandes marcos do projeto em 2014 foi a realização do 1° Seminário Regional sobre Educação Fiscal e Cidadania e o 6° Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social. Ainda palestras, oficinas e aulas acerca da temática foram desenvolvidas durante o ano todo, pelos disseminadores que são os professores das escolas participantes do projeto.
Dentre as atividades também foi realizado o concurso de frases, em que as escolhidas ilustrariam a plotagem de um ônibus doado ao projeto pela Receita Federal do Brasil, as quais seus criadores, cinco alunos das escolas receberam uma premiação.
Durante a sessão especial as mais de 30 escolas participantes foram premiadas com tablets, pen drives e um vídeo game cada, para sorteio entre os alunos. Os professores disseminadores do projeto também receberam cada um celular. As cinco escolas destaque receberam equipamentos como notebooks e impressoras. Todo os prêmios foram doações da Receita Federal.
“A premiação é mais uma forma de incentivo aos envolvidos no projeto, pois a dinâmica propiciada no decorrer do ano de trabalho, com as atividades junto às escolas e a diversidade de devolutivas de cada uma das unidades escolares, com teatro, música, dança, jornalismo tratando a temática proposta, já permitiu um experiência única aos alunos, que com certeza lembraram sempre das premissas da cidadania e do controle social”, relatou a coordenadora do programa no município, Eronilda Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva